sábado, 6 de fevereiro de 2010

Quem são as Irmãs Clarissas?

O Universo Divino da Irmã Clarissa

É impossível olhar para a vocação de Irmã Clarissa sem sorrir, com um sorriso profundo, imensamente feliz e repleto de gratidão para com Deus.
Ser Clarissa!

Que sonho, que ventura, que projecto de vida tão maravilhoso...

Ser Clarissa é caminho sempre novo, num universo divino, deslumbrante, por desbravar...; é desafio sereno e ao mesmo tempo ardente de amor, sedento de Deus, sequioso dos mais altos cumes... e louco, cheio dessa loucura divina que faz tão pequenino o claustro do mundo e tão grande o mundo do claustro.
Ser Clarissa não é um estado estanque, uma rotina! É, sim, uma imensa aventura vivida e por viver, uma aventura num envolvimento com o divino que se vive hoje, agora... e que enche o tempo de uma novidade constante, de uma plenitude bela e radiosa.

A Clarissa não tem idade!
Com Clara de Assis, e por Maria, a Mãe do Senhor, também ela, com olhar de mãe, abraça a humanidade de todos os tempos, de todos os séculos e de todos os lugares...e do seu escondimento silencioso, procura tocar o mistério de todas as vidas, de todos os corações e de todas as almas...; e na oração que intercede, suplica e dá a vida, tudo marca com o selo do amor fraterno e o oferece ao Pai misericordioso.

A História da Humanidade, cheia de guerras fratricidas, ódios, sofrimentos e dos crimes mais horrendos... mas, por outro lado, com as suas belezas, histórias memoráveis de heroísmo e altruísmo... tudo passa pelas mãos unidas e orantes de uma Clarissa, permanentemente em adoração ao Santíssimo Sacramento. Ninguém é esquecido, ninguém é desprezado, ninguém fica de fora ou por lembrar neste perene, silencioso e discreto viver para Deus.

A Clarissa está em Deus e está no mundo!
Com o olhar da alma imerso no Coração trespassado de Cristo, o silêncio das palavras que não se pronunciam é a voz que canta louvor à Santíssima Trindade e é clamor que se eleva sem cessar suplicando misericórdia. Ela vive unicamente para Deus e vive também para todos os irmãos; é serva de Deus e é também serva dos seus irmãos... Com o coração escuta as “confidências” de Deus e com o mesmo coração escuta, acolhe e guarda as confidências dos irmãos.

O universo da Clarissa é Deus!!!
O Amor infinito e insondável de Deus, não se compreende mas admira-se, não se explica mas aceita-se, não se analisa mas contempla-se com a alma infinitamente pequena, com fé deslumbrada pela Beleza divina e pela doçura indizível. Não é possível compreender o Incompreensível. A Clarissa limita-se a fitá-Lo, com os olhos cheios de amor e de ventura. O Incompreensível escolheu-a e ela escolheu o Incompreensível: é Ele, o mesmo Deus, que faz da sua existência um mistério incompreensível!...

A vida da Clarissa é... “imensa”!
Deus não tem limites, por isso a vida da Clarissa também não tem limites. O Evangelho é a senda aberta que se estende, a perder de vista, diante dos seus pés num desafio de todos os dias a levar as almas à salvação. Sim, o seu coração, a sua alma e a sua vida, erguendo-se da ínfima pequenez, abraçam todos os universos - o universo da criação, o universo dos homens e o universo de Deus – no abraço da oração, da penitência e do amor, à imagem da divina Mãe do Redentor.
Ser Clarissa é ser SIM a Deus!

O sim da Clarissa está impregnado de poesia, poesia que se sente sem se tocar, que se saboreia sem se sentir e que encanta sem se ver. Poesia que é harmonia, construída e por construir, um projecto inefavelmente doce e desconcertantemente novo, uma batalha urgente que aponta uma Meta - Cristo - e que apresenta como arma o radicalismo evangélico mais fiel, mais ousado e mais... apaixonado.

Deus é o único Absoluto da vida de uma Clarissa, da sua alma e do seu coração... Sim, humanamente falando, a Clarissa não tem nada, não possui nada; mas divinamente falando, ela tem Tudo... Os votos que profere, mais do que quatro colunas de um templo são aliança de amor incondicional sem “ses” e sem “mas”, que transforma o tempo em eternidade e a vida em plenitude divina.

Pelo voto de Pobreza, Deus torna-se a sua única Riqueza, o Tesouro mais caro e a Pérola de beleza inigualável...; pelo voto de Castidade, Deus é o Esposo escolhido da alma, o Divino Jardineiro de um místico jardim, o Rochedo único de uma vida que se eleva da terra ao céu...; pelo voto de Obediência, Deus é todo o querer da alma, o seu único desejo, a sua luta, o seu trabalho, o seu descanso, a sua alegria...; pelo voto de Clausura, Deus é a morada única, a mais maravilhosa sarça ardente, o cume infinitamente misterioso, profundamente místico e verdadeiramente apaixonante.
Universo insondável de ventura!...

Ser Clarissa é ser mulher, é ser jovem portadora de Esperança, é ser farol, luz radiosa transmissora de alegria. Alma adoradora, ela vive permanentemente um deslumbramento que não se descreve, mas que abisma o ser numa indizível, profunda e permanente Acção de Graças.

A vocação da Clarissa é o maior de todos os benefícios que ela recebe e que diariamente continua a receber do Benfeitor, do Pai das misericórdias, pelos quais deve render infinitas graças; e quanto mais perfeita e sublime ela é, tanto mais dele se torna devedor, escreveu Santa Clara de Assis no seu Testamento.
Não é possível ler estas palavras sem sentir um frémito de emoção feliz. A alma apaixonada desta mulher - Santa Clara de Assis - um espírito loucamente enamorado de Deus, possui a força, a energia e o dinamismo sobre-humano da profecia.

Oito séculos passaram sobre Clara e a sua mensagem permanece ainda mais fresca que o seu corpo incorrupto. O percurso extraordinário e simples desta mulher escreve com letras de fogo uma das mais admiráveis epopeias de amor de todos os tempos. Epopeia da Igreja que é também desafio para o cristão de hoje.

Sim, o universo tão límpido e brilhante de Clara é o universo da Clarissa, jardim de Deus, só de Deus, repleto de amor, gratidão e adoração.

Um dia em Vossos átrios, Senhor, vale por mais de mil!..., diz o salmista e acrescenta: Para mim, a felicidade é estar junto de Deus.

Este é o testemunho real da vida da Clarissa, é o grito mais solene e mais ardente da sua alma. Esta é a desconcertante linguagem do Claustro de Clara, oferta de Deus ao mundo, escondido e patente entre ascéticos muros...; onde se agradece o dom inefável do Sacerdote e se acompanha, no seu ministério através do silêncio e presença orante, diante de Jesus Sacramentado, este é...
...o universo divino e deslumbrante da Irmã Clarissa!

Sem comentários:

Enviar um comentário